Pense...
Estamos vivendo a era dos transtornos psicológicos - crise de ansiedade, baixa autoestima, depressão, hiperatividade dentre outros que em alguns casos podem levar ao suicídio. São vários os fatores que contribuem para o desencadeamento desses transtornos, tais como: avanço da tecnologia, padrões sociais, busca pela superioridade, perdas, etc.
Todo o avanço tecnológico que possibilita a interconectividade em tempo integral pode trazer satisfação já que podemos nos comunicar, nos mostrar, compartilhar sentimentos, emoções, vivencias o tempo todo com quem está perto ou longe de nós, mas pode ser um dos contribuintes para os transtornos psicológicos, isso não significa que devemos parar de seguir as tendências contemporâneas, mas é um indicador de que precisamos termos um olhar cauteloso sobre os nossos pensamentos a respeito do mundo moderno e como estamos lidando com suas pressões.
Vivemos em uma sociedade em que o "TER" é mais importante do que o "SER", por isso, padrões são impostos a todo momento, tais como: A beleza, o carro ideal, e por ai vai. É importante termos o senso crítico sobre tais modelos sociais, para sermos levados ao mundo dos alienados, vivendo para o outro (ou para a sociedade) ao invés de viver para si mesmo, e isso é um grande aliado ao desenvolvimento das frustrações, sentimentos de impotência e depressão, uma vez que os desejos realizados são para a sociedade (outro) e não para si mesmo.
Segundo o psicanalista Sigmund Freud "O homem é um ser de falta", ou seja, sempre faltará algo para nos satisfazer, o desejo é constante e precisamos lidar com ele de uma forma saudável para não cairmos na ilusão de plenitude. Ter o entendimento que sempre faltará algo ajuda a não nos avaliarmos como fracassados.
Mas afinal, e o "Aqui Agora" ?
É o que precisa ser pensado, ser valorizado, reconhecido, amado e vivido. As dificuldades, os padrões impostos, os enfrentamentos diários nos fazem esquecer de viver o presente de valorizar os momentos que realmente são importante para nós e esquecemos de quem está ao nosso lado a todo momento. Enfim, precisamos viver os frutos bons do passado, perdoar os ruins, valorizar o "Aqui Agora" e entendermos que o futuro é resultado do presente, ou seja, o segredo está no "Aqui Agora'.
OBRIGADO!!!
SEJA MEMBRO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário