quinta-feira, 4 de julho de 2019

Políticas Públicas a favor das Mulheres

QUESTÕES PARA DISCUTIRMOS

Quais são os tipos de violência contra a mulher e quem são os agressores?

Segundo a Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida com Lei Maria da Penha, os tipos de violência contra a mulher descritas no artigo 70 são: Violência física, que causa danos no corpo da mulher. Violência Psicológica, que causa dano emocional, levando a mulher a uma baixa autoestima.  Violência Sexual, que força a mulher a práticas sexuais não autorizadas pela vítima. Violência Patrimonial, quando o agressor destrói ou tome para si objetos da mulher e Violência Moral, que é as calúnias e difamações que o agressor faz contra a mulher colocando-a em estado vergonhoso.
Os agressores em grande parte são os familiares mais próximos, tais como, marido, pai, irmão, padrastos também ex-marido ex-namorado.  São pessoas que estabelece ou estabeleceram vinculo afetivo com a vitima.

Analisando a existência da violência contra a mulher, por que a mesma vem sendo debatida e combatida por diferentes setores sociais e por meio de políticas públicas? Por que essa temática demanda maior informações e esclarecimentos por parte dos cidadãos brasileiros?

A violência contra a mulher vem ganhando mais forças, devido ao aumento da demanda e de denuncia, e procura por parte das vitimas em busca de atendimentos especializados, despertando assim, a necessidades de criação de políticas públicas e apoio dos setores especializados para tratarem deste tipo de violência. Embora já tenha leis que garante a segurança da mulher e puni o agressor, observamos um déficit no que se refere a conscientização, referente ao risco que grande partes das mulher vitimas estão correndo, pois muitas mulheres que sofrem violência, na maioria das vezes, não buscam ajuda com medo de perde o marido, as que “depende” e tem filhos medo de passar fome e etc. Com isso, percebemos que há uma certe carência em transmitir essa conscientização, para despertar nas vitimas o empoderamento e autonomia de se libertar dos abusos e agressões e fazer prevalecer sua integridade e dignidade moral e física.

No Brasil , qual é a legislação mais relevante no combate contra a violência contra a mulher?  Qual é a previsão legal para garantir justiça e segurança para a mulher vítima de violência?

A legislação mais relevante é a Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida com Lei Maria da Penha.

Ao receber a denúncia a justiça já determina medida protetiva para mulher, proibindo o agressor de chegar perto da vitima, obrigando a sair do lar de convívio, e se caso desobedeça à medida pode ser preso além de ser obrigado a pagar multa.

OBRIGADO!!!



SEJA MEMBRO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário